escorpião

Escorpião é foda

Percebi uma coisa importante ontem, sobre Escorpião. Vou deixar anotado aqui para não esquecer. Foi assim: já comentei que no momento sou diretor da unidade de ensino onde trabalho. Cumpro essa função capricorniana no mundo às vezes com gosto, às vezes com enfado, às vezes com desespero. Aí tem uma funcionária no prédio que não era exatamente da minha equipe, mas fazia o trabalho (geminiano) de ascensorista, entre outros serviços menos formais que envolvem a comunicação e a sociabilidade. Só que ela não é de Gêmeos, ela é de Escorpião. E em um determinado momento começou a me chamar de “chefe”.

“Bom dia, chefe”, “até amanhã, chefe”, ela começou a dizer. Um jeito simpático de demostrar afeto e reconhecimento. Mas às vezes ela dizia coisas tipo: “Já fez o meu café, chefe?”, e lá ia eu correndo fazer o café que ainda não tinha feito. Ou então, “tô sem nenhum livro pra ler, chefe” – e lá ia eu arrumar o livro. A mera menção de que alguma coisa estava faltando ou atrasada ou insuficiente já era o bastante para me deixar ansioso para resolver o problema logo. Ela não precisava mandar, não precisava dar ênfase. Só precisava “sugerir” mesmo.  

Infelizmente, o contrato da empresa em que ela trabalha com a universidade terminou e ela foi removida. Uma tristeza enorme, além das dificuldades operacionais. Vai fazer uma falta danada, já está fazendo.  Mas o engraçado foi que de repente, ontem, lá estava eu quando outro funcionário do edifício perguntou: “Boa tarde professor, já fez o café?”. Eu respondi, meio que brincando, meio que sério: “Não, vou fazer ainda. Mas peraí, você manda em mim agora?”. E ele: “Não, eu não, mas a Josi mandava. A Josi você obedecia”.  

Eu pensei na hora: é verdade. Escorpião é foda. A Josi eu obedecia. Ela inventou essa história de me chamar de chefe mas no final das contas quem mandava em mim era ela. Taí uma coisa que Escorpião faz bem: deixa Áries, Leão ou Capricórnio achar que está no comando, mas por trás dos panos é quem realmente controla os acontecimentos. Que nem aquela criatura do filme Monstros S. A., que de repente surgia como a verdadeira comandante oculta de toda a operação da empresa dos monstros. Ou um desses conselheiros palacianos que transitam nos bastidores e tomam todas as decisões, mas a gente não sabe quem são porque eles não mencionados nos livros de história.

Eu não sei como eles fazem – não sei nem se eles sabem – mas é só Escorpião falar um ah que o mundo se move para fazer o que eles querem. Mesmo quando o mundo não percebe que está fazendo o que eles querem. Ou então não é só um ah, eu que estou achando que é só um ah, no fundo tem todo um método, toda uma insinuação, todo um trâmite emocional complexo e instintivo; ou talvez eles saibam como fazem sim, só não deixam a gente perceber que sabem.

Jamais saberemos. De um jeito ou de outro, tem alguma coisa no jeito deles de dizer, no modo de olhar, que dá um certo medo do Escorpião, que inspira uma espécie de reverência. Mesmo quando eles nos aparecem com toda a leveza, com todo o afeto, tem uma coisa. Sabe-se lá com o quê essas pessoas andaram mexendo, a gente pensa; o tipo de poder que têm, o que é que andam escondendo da gente. Fica sempre a impressão de que é melhor fazer o que elas estão pedindo, e que se elas estão pedindo de um jeito simpático é só porque não precisam pedir de outro jeito.

Outro dia me disseram que tudo que escrevo sobre Escorpião é sempre muito pesado, que eu devia tentar fazer algo mais divertido e bobo. Aceitei o desafio – mas considerar isso um “desafio” pode ter sido só um mecanismo que encontrei para justificar minha pressa em atender àquilo que, desde o início, soou pra mim como uma ordem. É lógico que o fato de ter percebido esse mecanismo psicológico intrincado, com suas manipulações e delicadezas, deveria funcionar para mim como uma libertação. Mas que libertação o quê, eu é que não sou doido de deixar de fazer o que eles mandam. Enfim, bem ou mal, está aqui o texto. Tá pronto o café, chefe!

Um comentário sobre “Escorpião é foda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.