Serviços

Resenhista de Horóscopo (II)

A astrologia antiga foi acusada com justiça de disseminar o medo, o que podia ser estratégico para os astrólogos, por conta de sua vinculação frágil ao poder real e tiranias. A astrologia contemporânea, dependente do mercado, parece ter visto mais vantagem no comércio da esperança. De um jeito ou de outro, o resultado é ansiedade, uma vez que tanto o anúncio de catástrofes quanto a expectativa de dádivas nos colocam em um inquieto estado de alerta. E o problema é que os horóscopos às vezes acertam em cheio: aí quem não sabe como funciona o trabalho de um astrólogo o investe de um obscuro poder divinatório que ele não tem. As coisas são mais simples que isso.

Então, boa parte do trabalho de quem publica horóscopos na mídia diz respeito ao cuidado com a retórica, que deixe claro quais são as limitações do ofício, uma vez que um acerto agora nem de longe garante outros depois, quando se trata de fazer previsões com base somente no signo solar das pessoas. Acho que Susan Miller, por exemplo, às vezes perde a mão neste quesito. Há quem siga uma linha parecida, mas com um detalhe ou outro no jeito de apresentar as leituras que faz diferença. Gosto da Nadiya Shah, que tem um canal no youtube com horóscopos mensais (gratuitos) e uma página com horóscopos semanais (para assinantes).

Cotação: Vênus e Saturno em sextil. Muito bom.


Nadia Gilchrist, por sua vez, tem um blog em que escreve postagens diárias e horóscopos semanais aos domingos. Trabalha com os planetas tradicionais e com um conjunto de astros que estão sendo estudados, em vias de incorporação pelo cânone: Lilith, Juno, Vesta, Ceres e Pallas. Ela especifica cada trânsito e cada aspecto de sua leitura, dando a eles interpretações separadas. Essa compartimentalização não dá conta da vida, mas nada dá conta da vida, e ela consegue oferecer explicações competentes de alguns pedacinhos do cotidiano em que às vezes se escondem grandes nacos de nossas encrencas cármicas e existenciais.

Uma página virginiana, portanto: organizada, metódica, confiável, devotada à nossa saúde e bem-estar, e com um fundo de tristeza por causa dos males incuráveis da humanidade.

Cotação: 5 Mercúrios.


Para fechar, Rob Brezsny, o astrólogo mais literato e erudito da internet, um dos mais divertidos também. Só para essa semana temos citações de Thomas Merton (Touro), Margaret Atwood (Gêmeos), Balzac (Leão), Jacques Le Goff (Virgem), um astrólogo do Tumblr chamado Sebastian (Libra), a blogueira Wistful Giselle (Escorpião), o Garibaldo da Vila Sésamo (Sagitário), Simone de Beauvoir (Capricórnio) e Kyoko Mori (Peixes).

Cotação: Prêmio Capes de Horóscopo.


Um acréscimo: acompanho, de maneira intermitente, há seis anos, os horóscopos do Cafe Astrology. Volto sempre que estou precisando de uma leitura informativa e segura de eventos diários, observando diferentes signos. Nunca me decepcionou.

Cotação: Seis vezes vencedor da meia-maratona de Marte.

Um comentário sobre “Resenhista de Horóscopo (II)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.