Serviços

Resenhista de Horóscopo (I)

Percorri nos últimos anos muita coisa que existe sobre astrologia na internet anglófona. Hoje acredito que a maior parte não vale muito a pena; algo se destaca legitimamente pelo humor; mas há também uns poucos sites e canais sérios que sobreviveram ao escrutínio do tempo. Para compartilhar as conclusões dessa filtragem, inventei para mim uma nova função: a de Resenhista de Horóscopo. Há outras mais peculiares, mas esta é a que está cabendo a mim no momento.

Começando, com carinho, pela Cal Garrison. Porque para mim a Cal acumula os títulos de melhor astróloga e melhor pessoa em atividade no universo. Ela mora em Sedona, Arizona, EUA, e de lá realiza sessões e consultas astrológicas via Skype. É autora de seis livros, o último deles chamado “The Lunar Gospel”. Publica horóscopos semanais na sua página aos domingos.

Não considera que o trabalho seja exatamente ‘sério’, porque há muito pouco que possa ser feito com base apenas na interação dos astros com os signos solares das pessoas (é isso que um horóscopo é). Mas, ainda assim, escreve os textos toda semana com uma intensidade e uma dedicação incomuns. Eventualmente, publica também algumas peças de ficção. Há no seu estilo algumas nuances e idiossincrasias que os tradutores eletrônicos não conseguiriam preservar. Há casos em que são perfeitamente úteis. Aliás, uma outra função singular que ainda pretendo exercer nesse mundo é a de “tradutor da Cal Garrison”.

Outra particularidade da Cal é o uso que ela faz em suas leituras de uma grande quantidade de asteroides, pontos transnetunianos e alguns componentes pouco comuns na astrologia moderna ocidental, recuperados da astrologia védica e da árabe. Mas, se você percebe alguma pertinência nos signos solares ou ascendentes, o resto é só um desdobramento disso, perigoso ou inútil nas mãos de quem não sabe manejar este tipo de informação, mas esplêndido quando se manifesta através de pessoas como ela.

É geralmente só na primeira parte de seus textos semanais que ela discrimina seus fundamentos em exposições analíticas detalhadas. Quem quiser pode pular essa etapa e ir direto para o texto sobre seu signo solar. Aí ela geralmente arrisca uma síntese, que a princípio pode não ter nada a ver, mas que, quando acerta, é capaz de fazer isso com uma precisão impressionante, capaz de criar as bases para toda uma história que você e ela vão contar juntos a partir daí.

E, por mais que suas técnicas possam soar complicadas ou pretensiosas, ela possui uma simplicidade e uma honestidade que falta à maior parte de seus colegas. Com frequência começa os textos com frases como: “Eu não sei o que concluir do céu dessa semana, está tudo uma maldita confusão, vamos lá ver o que dá para tirar disso”, ou, “Não faço ideia de como as pessoas devem conduzir sua vida amorosa, eu mesma sempre me ferrei na minha, estou aprendendo ainda, mas vamos ver se da minha perspectiva e com os dados que tenho aqui consigo dizer alguma ajuda que preste”.

Como eu disse: melhor astróloga e melhor pessoa. Cotação: Júpiter meio bêbado batendo palma e dando cambalhota. Só não digo que é o melhor site de todos porque tudo é questão de adequação, e há quem possa se entender melhor com outras abordagens mais convencionais e igualmente válidas. Vou deixar aqui, em bloco, as outras quatro resenhas que fiz.

2 comentários sobre “Resenhista de Horóscopo (I)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.