áries

Calma, Áries

Leonard Cohen

Hoje me deu vontade de escrever sobre Áries, e aprendi com os arianos da minha vida que é totalmente ok fazer uma coisa só porque deu vontade, então vamos lá. Mas escrever sobre Áries é sempre um problema, a gente fica com receio de que lá pela terceira ou quarta frase os próprios arianos tenham perdido a paciência com o texto. E não acho que isso se deva somente à objetividade ou irritabilidade dos nativos desse signo: essas características estão de acordo com o estereótipo, é claro, e são muitas vezes verdadeiras, mas nas imagens e narrativas vinculadas ao arquétipo encontramos elementos mais interessantes para justificá-las. Por exemplo: Siegfried, um dos personagens que encontramos nessa coleção, é um herói praticamente invencível, mas vulnerável quando é atacado por trás.

Em geral os guerreiros marciais apresentam alguma variação dessa característica, em que se mostram dispostos e aptos para qualquer batalha em campo aberto, mas encontram dificuldades sempre que existem reentrâncias a serem consideradas. Da mesma forma, Áries estará em seu ambiente na luta contra um inimigo honesto, mas ficará desconcertado diante de um adversário malicioso, que trabalha por trás dos panos para sabotá-lo. Isso é uma virtude e é uma fraqueza, mas serve também para mostrar que Áries está longe de ser um demônio, e nem de longe possui o tipo de talento que satanás possui para a manipulação de suas vítimas. Suas habilidades são outras, seus defeitos também, e não há entre eles nenhum que não seja exposto à luz do dia.

Daí a desconfiança diante de quaisquer subterfúgios retóricos e orações subordinadas que prolonguem além da conta a elaboração de um raciocínio. Uma pessoa que fale ou escreva desse jeito só pode estar escondendo alguma coisa. Ou, pior, talvez esteja querendo alguma coisa, mas sem dizer exatamente o quê. Áries, com sua capacidade de saber o que quer, dizer o que quer, e buscar o que quer, não vai nunca compreender porque as pessoas tomam caminhos tão sinuosos para expressar e satisfazer seus desejos. “Eu quero” é uma frase tipicamente ariana, a outra é “diz logo onde você quer chegar”.

Nessa objetividade reside sua astúcia e sua esperteza. Podem não ser as criaturas mais sofisticadas, mas aprenderam que a sofisticação é uma das máscaras da malícia, e não vão se deixar cair facilmente nesse truque. Já receberam muitas facadas pelas costas quando supunham que estava tudo à vista, e chega o momento em que conseguem lutar também contra sutilezas e chantagens emocionais de que alguns outros arquétipos são tão capazes. Não que se tornem eles próprios peritos nesse tipo de embate. Mas, como Hércules lutando contra a Hidra, uma hora percebem que só precisam trazer seu oponente para a superfície.

Por isso, se, durante uma discussão com Áries, você disser “calma, Áries”, ou algo do tipo, e isso não surtir efeito, pode saber que isso acontece não apenas por uma questão de temperamento. Para eles, não manter a calma é um legítimo recurso estratégico. Sabem que um debate ponderado pode muito bem ser um debate desigual, em que uma série de minúcias são mobilizadas para desorientá-los, e que às vezes só pedimos tranquilidade porque queremos ganhar tempo. É sempre possível ocultar nossas verdadeiras intenções entre diversas vírgulas e advérbios, e bem mais difícil fazer isso com sujeito-verbo-predicado.

Por outro lado, conheço também arianos perfeitamente tranquilos e pacíficos, que inclusive não se reconhecem muito nas descrições do signo, mas nunca deixam de ser ligeiramente obtusos diante de algumas complicações da vida, ou vulneráveis aos ataques desleais com que ela às vezes nos atinge. Isso é uma virtude e uma fraqueza, mas para mim é sobretudo uma lembrança de que o arquétipo de Áries tem ele mesmo suas complexidades, e que nunca será possível defini-lo em uma frase, por mais simples e diretos que a gente tente ser.

Um comentário sobre “Calma, Áries

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.